quarta-feira, março 18, 2009 | By: Tweety

Pelos vistos a folha mexeu-se um bocado...

Não concordo, e por isso tive que responder...

Coitadinhos

Minha resposta:

Infelizmente tenho que discordar completamente do conceito que exteriorizas, tanto no teu comentário como no teu post.

Não me vou por aqui a dizer que já vi miúdos não ciganos a entrarem em escolas para bater e se calhar matar, porque já vi. Não vou dizer que eles não se auto-segregam porque o é verdade. Mas o que me deixa triste é uma pessoa inteligente como o és, e nisto tenho a certeza, não auto analisar o comentário que faz, ao ponto de ver se reflecte ou não, uma atitude racista, porque é, e ver de onde vêm essa atitude e de como combater la.
Tudo deve ser colocado em perspectiva. E o comentário que fazes sobre dois casos diferentes é no mínimo pré-conceito, se segregas crianças para depois em adultos irem ser acusados de autosegregação !!!! há atitudes pedagógicas e outras que nem para lá caminham. Quanto ao segundo, pronto foi o tio o primo o avó o irmão ajustar contas com o miúdo que fez mal, acham isso assim tão estranho, ou nunca ouviram falar de richas familiares ou de vizinhos que se matam à machadada, ou os famosos grupos da rua de cima e de baixo que não se aturavam e o jogo de futebol acabava sempre em pancadaria, nunca ouviram falar?!

E acima de tudo todos nós temos que reconhecer que os ciganos têm uma cultura diferente da nossa, mas que temos que nos entender como seres Humanos inteligentes que somos. Sim há um longo caminho a percorrer, mas das 2 partes não pensem que são os outros que tem que chegar a nós, nós também temos que lá chegar.

Só para rematar, eu vivo numa zona igualmente complicada, já fui assaltado a 5 min a pé de casa por miúdos brancos, já fui ameaçado no meu local de trabalho por um individuo de raça branca, já se juntaram para me baterem um grupo de raça branca, e o único cliente que me agrediu no meu local de trabalho, imaginem era branco calvo pai de uma filha que por sinal também estava lá a assistir a tudo. Há já agora vivo e trabalho a 5 min de carro de pelo menos 2 bairros onde moram ciganos, bastantes ciganos. 

PS: não estou a dizer que acho bem que tenham invadido a escola, acho é mal comentar-se ou valorizar-se o facto de serem Ciganos.

4 comentários:

Just me disse...

Sabes o que eu acho: existem boas e más pessoas em todo o lado, sejam elas de determinada raça, cor ou credo...! Não se pode é generalizar. Quando se julga alguém baseando-se no que acabei de referir estamos a ser medíocres! Só acho pena que ainda existam julgamentos destes na nossa sociedade! É mesmo pena! :(

Tweety disse...

ainda bem que me compreendes :)
beijinho

Just me disse...

Eu até compreendo os argumentos apresentados pelo colega Miguel até porque ele se baseia nas suas experiências e nesse sentido entendo perfeitamente o seu ponto de vista mas como em tudo na vida não podemos julgar os comportamentos de outra pessoa baseando-se na sua etnia ou o que quer que represente. Acima de tudo somos todos pessoas, seres humanos!

GHAFA disse...

eu não entendi bem, mas a história dos contentores é tudo dramatizado pela nossa fantastica intriguista comunicação social que quer vender. Primeiro não é um contentor, é um monovolume, depois se formos bem a ver aqueles monovolumes têm melhores condições do que muitas mas quando digo muitas são mesmo muitas salas de aulas, para finalizar, ha que compreender que estamos a falar de "crianças" que vão até aos 16 e talvez 18 anos, são pessoas com desinteresse e dificuldade de aprendizagem, eu falo por mim, não deve de ser facil de lidar um 1º ano onde 90% são miudos de 5/6 anos e ter um colega de 16 ou 17 anos, há que ver as realidades, a meu ver a junção no monovolume foi de um grupo de alinos com caracteristicas comuns a nivel de apreendizagem dificuldades e entusiasmo...

tenho dito

Related Posts with Thumbnails
Site Meter